Prova de Conceito

    A prova de conceito a ser apresentada na quarta entrega será uma comparação de desempenho entre rede cabeada e WiFi no meio industrial. Para isso foram definidos 5 parâmetros básicos de desempenho da rede:

  • Download: Velocidade média  de download.
  • Upload: Velocidade média de upload [kbps].
  • Latência: Tempo de um pacote para chegar no destino [ms].
  • Jitter: Variação da latência [ms].
  • Package loss: Porcentagem de pacotes que nunca chegam ao destino [%].

Para determinar essas métricas estão sendo estudados softwares. Até agora os mais atraentes são o speedtest que mede todos esses parâmetros porém não faz nenhuma análise no tempo, diferente do wireshark que é muito mais robusto neste sentido.

speed

analyzer

 

Ambiente de testes

    A simulação de um ambiente industrial será feita a partir de ruídos e obstáculos produzidos propositalmente pela equipe para atrapalhar o desempenho da rede WiFi. Os obstáculos consistirão de materiais que atrapalham a propagação do sinal como placas de metal, espelhos e água (sugestão do professor Hermes).
tabela

 

    O ruído será gerado por outras redes Wifi e um microondas que pode gerar frequências parecidas com a do WiFi.

A prova de conceito se divide em um teste com três tipos de materiais diferentes, madeira, papelão com água e por fim metal. Os testes serão feitos como roteador dentro destes materiais e a fonte dependente do sinal será posicionada em 5 distâncias diferentes: 0, 20cm, 1m, 5m, 10m. Desta forma, irá se trabalhar com fontes de interferência de intensidade baixa, média e alta cobrindo um gama mais amplo das interferências que podem estar presentes nas diferentes fábricas e diferentes distâncias.

Apresentação de resultados

    Para comparar os resultados obtidos serão gerados gráficos no tempo dos parâmetros citados para vários cenários simulados com níveis diferentes de interferência, uma vez que em diferentes industrias existem diferentes arquiteturas com materiais e disposições diferentes, portanto não há um exemplo geral de ambiente industrial e sim um degradê de estresse sobre a rede. 

. Os resultados também serão condensados em tabelas no relatório técnico para facilitar a visualização. Também será traçado um comparativo da qualidade do streaming de vídeo que tende a ser o mais afetado com a conexão de baixa qualidade.

O resultado final do comparativo será determinar em até que nível de ruído o nosso protótipo funciona com um setup de WiFi doméstico (sem qualquer adaptação para o meio industrial), que em tese é mais barato que o setup industrial.