Objetivo

Realizar uma prova de conceito a respeito da qualidade e eficiência do uso de rede Wireless em função do desempenho com rede cabeada para monitoramento de produções industriais. Assim, será desenvolvido um sistema de monitoramento para que se realize a prova de conceito.

Para isto, irá se desenvolver um protótipo para analisar a qualidade de uma linha de produção genérica, utilizando a rede para transferência de dados.  Este sistema será capaz de gerar alertas, relatórios  e streaming de vídeo e por fim, o sistema deve exibir as estatísticas obtidas.

Visão Geral

O projeto é dividido em uma linha de produção monitorada, uma estação base e uma página web.

Para realização de testes e aperfeiçoamento do software de análise, uma linha de produção caseira será criada. A partir desta, as produções serão simuladas através de produções pré-programadas controladas por um Arduino Uno e controle com infravermelho.

O monitoramento dela é realizado por duas câmeras, a chamada Pixy que será utilizada unicamente como sensor, e a Raspcam que será utilizada para streaming de vídeo do ambiente. Ambas responderão ao Raspberry Pi 3 Modelo B que estará fisicamente ligadas com elas. O Raspberry receberá os dados e os enviará via rede para um servidor local.

O servidor local consiste em um servidor local que processa e armazena  os dados recebidos pela rede da linha de produção, gera relatórios e estatísticas em cima dos mesmo.

Por fim, uma página web exibe ao cliente as estatísticas obtidas e eventuais alertas de irregularidades na linha de produção.

O diagrama abaixo exemplifica o funcionamento do sistema proposto.

WhatsApp Image 2017-04-04 at 23.06.29